quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Romero Cabral da Costa

Acabara de vir do Recife, quando pela primeira vez me defrontei, tête-a-tête , com o Dr. Romero Cabral da Costa, na Usina Pumaty. Já era militante estudantil e, como tal, já o conhecia de vista e bem sabia da grandeza e envergadura daquele homem. Aproximei-me envergonhado, tentando uma conversa com um dos meus mitos. Havia um motivo maior para a abordagem. Obstinado, tentava conversar pessoalmente com o ex-Ministro da Agricultura do Presidente Jânio Quadros, Dr. Romero Cabral da Costa. Assim que comecei a contar a história relacionada ao regime militar, seu interesse foi imediato, tratando-me com carinho, sendo um ouvidor atento, aconselhando-me a se engajar na campanha de Leonel Brizola que, afinal, logrei êxito. Ficou a admiração profunda por aquele homem que o meu espírito crítico jamais detectou uma falha. Corajoso, honesto, competente, leal, verdadeiro, íntegro, São poucos todos os adjetivos qualificativos que se possa reunir para o perfil do Empresário Romero Cabral da Costa. Analisando sua história e confrontando-a com o pragmatismo que vivenciei ao seu lado naquela hora, posso concluir que foi também magnânimo, grande e compreensivo, com os amigos, com os irmãos e , por que não, com a própria empresa que pertenceu, como Industrial, afirmou o seu primo e Ex-Prefeito Fernando Coutinho Cabral de Mello.

Pensar que por essa época eu, menino, a caminho do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, passava diariamente em frente ao escritório da Usina Pumaty, com os olhos arregalados e fixos, tentando desvendar o rosto do Ex-Ministro da Agricultura, Dr. Romero Cabral da Costa.

Hoje,  in memoriam, merece, Romero Cabral da Costa, receber o reconhecimento, a glória devida e merecida do povo nabuquense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário